sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CÔNJUGES SEGUNDO OS PROPÓSITOS DE DEUS

MENSAGEM PASTORAL


O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido” (1ªCo. 7:3; leia Efésios5:22-33)

            Nas duas últimas oportunidades, vimos sobre a relevância do casamento e da família à luz dos propósitos de Deus. Na eternidade, sem dúvidas, Deus planejou a existência de uma família saudável, abençoada e fonte de bênçãos. No plano de Deus, uma família saudável começa com um casamento abençoado e, conforme já aprendemos, um casamento somente será abençoado e fonte geradora de uma família saudável, se os cônjuges estiverem comprometidos com a verdade, com a fidelidade, com a autenticidade, com a aceitação e com a santidade.
            Considerando o fato de a família ser a principal instituição idealizada por Deus, ao ponto de ser merecedora de destacada honra, fica claro que Deus tem papéis bem definidos para cada um dos seus membros. Em face da importância e indispensabilidade dos cônjuges para a estrutura básica da família, cujo relacionamento Deus comparou-o ao relacionamento entre Cristo e a Igreja, nesta pastoral, estudaremos o papel de cada cônjuge, conforme o plano eterno de Deus, exposto na Bíblia de maneira bem objetiva, senão vejamos:
            I - Sobre o papel do marido, basicamente,tem relação com duas responsabilidades: AMAR E LIDERAR.
            Quanto à responsabilidade de AMAR a Bíblia diz: “Maridos, amai vossa mulher” (amai – “αγαπαω” “agapáo” [de “αγαπη”-“ágape”]– modo imperativo, tempo presente e voz ativa – significa “receber com alegria, acolher, gostar muito de, amar ternamente, estar satisfeito”). Trata-se de uma ordem enfática e urgente, que exige uma atitude ativa. Complementando a ordem, Deus também diz como deve ser o amor do marido para com a sua esposa. A saber: Deve ser um amor espiritual, como Cristo amou a Igreja” (Cristo amou a Igreja da seguinte forma: sem ser amado, com amor sacrificial, voluntariamente, com propósitos e, integralmente-totalmente); Deve ser um amor emocional, como a seus próprios corpos” (Amar “como a seus próprios corpos” significa, dentre outras responsabilidades, alimentar e cuidar e, à luz de 1ªPedro 3:7, deve ser feito com discernimento, consideração e dignidade.
            Quanto à responsabilidade de LIDERAR a Bíblia diz: “porque o marido é o cabeça da mulher (veja também 1ªCo. 11:3). Deus tem ordenado a família conforme o princípio de chefia. A palavra “cabeça” é usada como metáfora para designar “proeminência”, “degrau”, “ordem”, “posição”. Esta palavra não significa superioridade do homem sobre a mulher, até mesmo porque, na mesma analogia, o apóstolo não quer dizer que Deus é maior que Cristo, visto que Cristo é Deus, contudo, Deus Pai tem “proeminência” (uma posição de primazia) em relação ao Deus Filho. O apóstolo Paulo está falando de função e, nesse sentido, é função do marido ser o líder do lar (família). Assim sendo a pergunta é: Como deve ser esta liderança?
            Em essência, liderar é saber para onde vai e ser capaz de levar os liderados consigo, é fazer discípulos aptos para o trabalho, tendo o próprio exemplo como o maior e melhor recurso didático. A Bíblia, de maneira clara, ensina que os maridos devem exercer a liderança na família da seguinte forma: presente (ninguém pode ser líder estando ausente – liderança exige presença, participação, convivência, etc. Em se tratando de família, não dá para liderar à distância); estratégica (ter prioridades corretas: Espiritual antes do material, Pessoas antes de coisas, Esposa antes de sí mesmo, Esposa antes dos filhos, Filhos antes dos amigos, etc.); coerente e exemplar.
            II - Sobre o papel da esposa, basicamente, tem relação com duas responsabilidades: SUBMISSÃO e SANTIDADE.
            Quanto à SUBMISSÃO a Bíblia diz: “Vós, mulheres, sejam submissas a seus próprios maridos” (“submissas” - υποτασσω – “hupotasso” - modo imperativo, tempo presente, voz média [“a voz média indica o sujeito executando uma ação para si mesmo (ação reflexiva) ou para seu próprio benefício”], significa “organizar-se sob, subordinar-se ou sujeitar-se voluntariamente, colocar-se em sujeição, organizar-se sob o comando de um líder, “uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar uma carga”. SUBMISSÃO é uma palavra composta, “sub” (debaixo) e “missão” (vocação, profissão, alvos). Biblicamente significa render obediência voluntária, inteligente e humilde a um líder, o qual Deus tem investido de autoridade.
            Assim sendo, podemos dizer que submissão não é: não ter opinião própria; não ter vontade própria (no caso da esposa, ser escrava do marido); não se desenvolver como indivíduo. E, por sua vez, submissão é: sentir-se amada e protegida; está sintonizada à missão do marido; e, somar em prol do desenvolvimento integral do lar (ser uma verdadeira auxiliadora).
            Quanto à SANTIDADE a Bíblia diz: [...] seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. [...] Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus”(leia 1ª Pe. 3:1-6). Segundo a orientação do apóstolo Pedro, a santidade desenvolvida pela esposa crente, não pode ser fictícia (de aparência), identificada por “frisado de cabelos”, “adereços de ouro”, “aparato de vestuário” (luxo dos vestidos), mas sim, uma santidade interior, do coração (de dentro para fora), demonstrada pelo “incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”.
            Como se vê, a Bíblia é clara ao explicitar os papéis dos cônjuges conforme o plano eterno de Deus. Se cada um, com temor e tremor diante de Deus, cumprir a sua parte, certamente, teremos casamentos fortes e famílias sólidas e saudáveis, por conseguinte, a Igreja que é uma família de famílias, será uma grande bênção e cumprirá cabalmente a sua missão em meio ao verdadeiro avivamento.
Pr. Marcos Serjo
Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...