terça-feira, 2 de agosto de 2011

ESTÁ ANSIOSO? VAI ORAR.



“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4: 6-7).


                A maioria das pessoas experimenta ou já experimentou ansiedade em algum momento de sua vida, assim como o nervosismo, ao antecipar uma situação da sua vida real, embora isto seja considerado normal. Porém, se a pessoa não consegue se livrar de preocupações que se tornam indesejáveis, ou se as sensações de ansiedade chegam ao ponto de atrapalhar as atividades cotidianas, ela está sofrendo de transtorno de ansiedade generalizada.
                Entre os sintomas desse transtorno estão; preocupação exagerada, tensão emocional, irritabilidade, pressão alta, entre outros. Embora algumas pessoas não percebam que estão ansiosas, isto  poderá se agravar, tornando um Transtorno Obsessivo Compulsivo.
                Estamos vivendo momentos de grandes conflitos, sejam sociais, familiares e/ou profissionais, assim como, uma corrida desenfreada ao consumismo, ao ativismo, trazendo insegurança, medo de perdas econômicas, o que também, leva à inversão de valores, dando muita importância ao “TER” em detrimento do “SER”. Tudo isto são apenas alguns exemplos do que vem acontecendo no presente século e prejudicando cada vez mais a saúde da humanidade.
                Aqueles que se envolvem no ativismo exagerado, não conseguem administrar o tempo, quando se refere ao tempo “χρονος”– “chronos”(palavra grega significando o tempo dos relógios, o tempo cronológico, o tempo que é mensurável). É este tempo que leva o ser humano ao “stress”, tornando-o escravo (do chronos”) e condenando-o a viver “enclausurado no cárcere de suas emoções e tensões”.
                O nosso organismo não é uma máquina que pode ser controlada pelo tempo chronos”, mas sim, pelo tempo “καιρος” – “kairos”, que é o tempo em relação aos valores sociofamiliares, à qualidade de vida, ao tempo dispensado à família, aos amigos, ao lazer e, principalmente, aos momentos especiais com Deus, colocando–se diante dEle com orações, petições e súplica com ações de graça, buscando um equilíbrio físico, emocional e espiritual, estruturas que precisam estar em harmonia, para que o ser humano possa ser o gestor de suas próprias emoções, da sua qualidade de vida.
                Se alguém se enquadrar em algumas dessas situações, o seu tempo está sendo mensurado pelo chronos”, e o seu organismo que não é uma máquina, passará por um processo de descompensação e entrará em colapso e/ou depressão, sendo mais um com propensão ao “Transtorno Obsessivo Compulsivo” (TOC). Separe um tempo KAIROS, para se dedicar à Deus, à sua família, ao lazer, aos amigos.
                Nosso corpo precisa de alimento material todos os dias, para se fortalecer, assim também o nosso espírito precisa do alimento espiritual todos os dias. Por isso, troque o seu tempochronos”pelo kairos”e mantenha-se estruturado tendo uma melhor qualidade de vida, e será como uma “árvore plantada junto a corrente de águas,que, no devido tempo, dá o seu fruto,e cuja folhagem não murcha;e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (Sl 1:3).
1ª Pedro 5:7.
Alinor Ferreira de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...