quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jeová-Jireh sempre estará contigo, não temas, nada te faltará!


“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais [...]pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração” (Atos 17: 24-25, 28).

                Sabemos que o nosso Pai de amor “sempre estará conosco, nunca nos deixará”. O cuidado de Deus por nós, indiscutivelmente, é algo estupendo, contudo, inexplicável! Somos obrigados a concordar com o rei Davi quando disse: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim:é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Sl 139:6).
                Oinexplicável cuidado de Deus por nós ultrapassa a nossa compreensão e imaginação, contudo, é perfeitamente experimentável. Não podemos explicar o cuidado de Deus por nós, mas podemos experimentá-lo. “[...] as tuas obras são admiráveis,e a minha alma o sabe (“conhecer, distinguir, saber por experiência, estar familiarizado”) muito bem” (Sl 139:14).
                Não sabemos por que Deus cuida de nós, mas sabemos que Ele cuida. O cuidado de Deus, o nosso Pai de amor, se revela em nosso favor de maneira protetoral (nos protegendo, estando sempre conosco, nunca nos deixando e/ou abandonando, sempre nos guiando por “caminhos seguros”), como diz o escritor da carta aos hebreus: “[...] porque Ele mesmo disse: “Eu nunca te deixarei (“eu nunca relaxarei o cuidado, nunca desistirei, não deixarei afundar”) e jamais te abandonarei” (“jamais deixarei para trás”); de maneira provisional (como Deus da Provisão, não deixando nada nos faltar); de maneira consolativa, confortando e encorajando os Seus filhos. Em todos os casos, o cuidado de Deus fundamenta-se no Seu caráter Onisciente, Onipotente, Onipresente, Sábio e Soberano, bem como, em Seus atributos de Bondade e Misericórdia. “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno” (Sl.103:8).
                Como o poeta sacro, podemos dizer: “Não sei por que de Deus o amor, a mim se revelou, por que Jesus, meu salvador, na cruz me resgatou. Mas eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso, e guardará, pois, o meu tesouro até ao dia final” (Hino 105 HNC).
                Não há nenhum esforço na Bíblia para produzir provas da existência, essência, natureza e personalidade de Deus. O Deus da Bíblia é o Deus que se auto revela, que age, que comunica Sua vontade, que escolhe, protege e salva os escolhidos. O Deus da Bíblia é o “Deus da experiência, não da especulação”. É o Deus daCriação, da providência, da eleição, da redenção, da justificação e da consumação.É Deus ‘uno’ e ‘trino’ (‘triúno’) na mesma divindade e ao mesmo tempo. É imutável e sempre agirá conforme o Seu ser e, portanto, nunca falhará! É Deus absoluto, inidentificável, indefinível, indecifrável einescrutável, contudo, se revelou nas Escrituras com váriosnomes, por meio dos quais, podemos saber muito sobre o Seu ser e sobre como se relaciona com a Sua obra.
                Nesta pastoral veremos o cuidadoprovisional de Deus, a revelação de Deus como “YahwehJireh” (Jeová-Jireh), o Deus da provisão (o Senhor provê).
                Abundantemente a Bíbliamostra provas incontestáveis da manifestação do Deus da Providência. Ele tem tudo sob o Seu controle (Sl 104), Deus sustenta todos os seres vivos que habitam sobre a terra, nos rios e nos mares. Todos dependem do Seu sustento (Sl 104.21 e 27-29).
                Deus criou o homem, governa soberano sobre ele e o sustenta desde o ventre da sua mãe, conforme muito bem entendeu o salmista: "Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe" (Sl 71:6). O Deus Todo-Poderoso é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas, sejam bons ou maus, justos ou injustos (Is 46:3-5; At 17.24-25; Mt 5.45).
                Na visão do profeta Isaías, o nosso Pai de amor, é o Deus que sustenta, ajuda e salva: “Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo [...]não te desampararei.[...]para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso, e o Santo de Israel o criou”. (Is. 41:9, 10,13,17-20).
                 A bondade e a misericórdia de Deus são os dois atributos básicos exaltados por Davi no salmo 103, para expressar o amor providencial de Deus. Os Salmos 103 e 104 são considerados peças gêmeas e juntos louvam ao bondoso e misericordioso Deus como oDeus da provisão”, como o Pai de amor que sempre cuida de nós.
                Certo da absoluta e infalível providência de Deus, Jesus incentivou-nos a descansar n’Ele (Mt 6:25-34). Na oração dominical ensinou: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;o pão nosso de cada dia dá-nos hoje [...]” (Mt 6:9-13). Uma das grandes lições desta oração está no fato de que o majestoso Deus que domina todo o universo, também se preocupa com as nossas necessidades e nos ensina a suplicar-lhe por elas. Nesta oração está claro a certeza da providência de Deus, bem como a necessidade de estarmos sempre atentos a este fato, certos de que o Senhor cuida de nós dia após dia (Sl 37:25). “A maior de todas as misérias é desconhecimento da providência de Deus; e a suprema bem-aventurança é conhecê-la” (Calvino).
                Paulo ratificou essa certeza quando disse: “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp 4:19). Corroborando com a mesma certeza o apóstolo Pedro completa: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós(1Pe 5:6-7).
                Não sei por que Deus cuida de mim, mais sei que Ele é o meu Pastor e nada me faltará! (Sl 23).


Pr. Marcos Serjo
Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...