“O Deus que fez o mundo e tudo
o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários
feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa
precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais
[...]pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos
poetas têm dito: Porque dele também somos geração” (Atos 17: 24-25, 28).
Sabemos
que o nosso Pai de amor “sempre estará conosco, nunca nos deixará”. O cuidado de Deus por nós, indiscutivelmente, é algo estupendo, contudo,
inexplicável! Somos obrigados a concordar com o rei Davi quando disse: “Tal conhecimento é maravilhoso
demais para mim:é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Sl 139:6).
Oinexplicável cuidado de Deus
por nós ultrapassa a nossa compreensão e imaginação, contudo, é perfeitamente
experimentável. Não podemos explicar o cuidado de Deus por nós, mas podemos
experimentá-lo. “[...] as tuas obras são
admiráveis,e a minha alma o sabe (“conhecer, distinguir, saber
por experiência, estar familiarizado”) muito bem” (Sl 139:14).
Não sabemos por que
Deus cuida de nós, mas sabemos que Ele cuida. O cuidado de Deus, o nosso Pai de
amor, se revela em nosso favor de maneira protetoral (nos protegendo, estando sempre conosco, nunca nos
deixando e/ou abandonando, sempre nos guiando por “caminhos seguros”), como diz
o escritor da carta aos hebreus: “[...] porque Ele mesmo disse: “Eu nunca te deixarei
(“eu nunca relaxarei o cuidado, nunca desistirei, não deixarei afundar”) e
jamais te abandonarei” (“jamais deixarei para trás”); de maneira provisional (como Deus da Provisão,
não deixando nada nos faltar); de maneira consolativa, confortando e encorajando os Seus filhos. Em todos
os casos, o cuidado de Deus fundamenta-se no Seu caráter Onisciente, Onipotente, Onipresente, Sábio e Soberano, bem como,
em Seus atributos de Bondade e Misericórdia. “O
SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno” (Sl.103:8).
Como o poeta sacro, podemos
dizer: “Não sei por
que de Deus o amor, a mim se revelou, por que Jesus, meu salvador, na cruz me
resgatou. Mas eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso, e
guardará, pois, o meu tesouro até ao dia final” (Hino 105 HNC).
Não há nenhum esforço na Bíblia
para produzir provas da existência, essência, natureza e personalidade de Deus.
O Deus da Bíblia é o Deus que se auto revela, que age, que comunica Sua
vontade, que escolhe, protege e salva os escolhidos. O Deus da Bíblia é o “Deus
da experiência, não da especulação”. É o Deus daCriação, da providência, da
eleição, da redenção, da justificação e da consumação.É Deus ‘uno’ e ‘trino’
(‘triúno’) na mesma divindade e ao mesmo tempo. É imutável e sempre agirá
conforme o Seu ser e, portanto, nunca falhará! É Deus absoluto,
inidentificável, indefinível, indecifrável einescrutável, contudo, se revelou
nas Escrituras com váriosnomes, por meio dos quais, podemos saber muito sobre o
Seu ser e sobre como se relaciona com a Sua obra.
Nesta
pastoral veremos o cuidadoprovisional
de Deus, a revelação de Deus como “YahwehJireh” (Jeová-Jireh), o Deus da provisão (o Senhor provê).
Abundantemente a Bíbliamostra
provas incontestáveis da manifestação do Deus da Providência. Ele tem tudo sob
o Seu controle (Sl 104), Deus sustenta todos os seres vivos que habitam sobre a
terra, nos rios e nos mares. Todos dependem do Seu sustento (Sl 104.21 e 27-29).
Deus criou o homem, governa
soberano sobre ele e o sustenta desde o ventre da sua mãe, conforme muito bem
entendeu o salmista: "Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és
aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe" (Sl 71:6). O Deus
Todo-Poderoso é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas,
sejam bons ou maus, justos ou injustos (Is 46:3-5; At 17.24-25; Mt 5.45).
Na visão do profeta Isaías, o
nosso Pai de amor, é o Deus que sustenta,
ajuda e salva: “Tu
és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou
contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te
ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão
direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo [...]não te desampararei.[...]para
que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso, e o Santo de Israel o
criou”. (Is. 41:9, 10,13,17-20).
A bondade e a misericórdia de Deus são os dois
atributos básicos exaltados por Davi no salmo 103, para expressar o amor
providencial de Deus. Os Salmos 103 e 104 são considerados peças gêmeas e
juntos louvam ao bondoso e misericordioso Deus como o“Deus da provisão”, como o Pai de amor que sempre cuida de
nós.
Certo
da absoluta e infalível providência de Deus, Jesus incentivou-nos a descansar
n’Ele (Mt 6:25-34). Na oração dominical ensinou: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso,
que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu
reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;o pão nosso de cada dia dá-nos hoje
[...]” (Mt 6:9-13). Uma das grandes lições desta oração está no fato de que o
majestoso Deus que domina todo o universo, também se preocupa com as nossas
necessidades e nos ensina a suplicar-lhe por elas. Nesta oração está claro a
certeza da providência de Deus, bem como a necessidade de estarmos sempre
atentos a este fato, certos de que o Senhor cuida de nós dia após dia (Sl
37:25). “A maior de todas as misérias é desconhecimento da providência de Deus;
e a suprema bem-aventurança é conhecê-la” (Calvino).
Paulo
ratificou essa certeza quando disse: “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo
Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp 4:19). Corroborando com a mesma
certeza o apóstolo Pedro completa: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão
de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,lançando sobre ele toda a
vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós(1Pe 5:6-7).
Pr. Marcos Serjo
Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá
Nenhum comentário:
Postar um comentário