quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VENDO AS CIRCUNSTÂNCIAS COM OS ÓCULOS DE DEUS


“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois” (João 13:7)


                Leia atentamente a estória e os textos bíblicos abaixo e faça uma reflexão sobre a importância de se descansar no Senhor mesmo quando não se tem a dimensão correta do que está acontecendo.
                “Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e por ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para ficar boiando. Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada e fora de qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente. Com muita dificuldade, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e, para guardar seus poucos pertences, e como sempre agradeceu a Deus. Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia... No entanto, um dia, quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente desesperado, ele se revoltou e aos gritos chorava muito: ‘O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?’Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado. No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava. ‘Vimos resgatá-lo, gritavam os tripulantes!’‘Como souberam que eu estava aqui?’Perguntou ele.  ‘Nós vimos o seu sinal de fumaça’!”  
                Comumente, nos sentimos desencorajados e até “desesperados” quando as coisas não vão bem. Realmente, temos muitas dificuldades e resistências para obedecermos às recomendações do apóstolo Pedro em 1ª Pedro 5:7 (“lançando sobre CRISTO toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”). Às vezes, em nosso cotidiano, “somos crentes teóricos e ateus práticos”!
                Inquestionavelmente, Samuel foi um dos maiores e mais respeitados profetas de Israel. A Bíblia dá testemunha a seu respeito dizendo que “o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra” (1ª Sm 3:19). Mesmo assim, no contexto da escolha e unção do sucessor do rei Saul,ele quase, indevidamente, ungiu Eliabe, e foi imediatamente alertado pelo Senhor nos seguintes termos: “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1ª Sm 16:6-7).
                Na essência, a grande lição desseepsódio, está no fato de Deus ver as circunstâncias de maneira diferente. Por conseguinte, ver como Deus vê, é mais um grande desafio para os crentes.
                A despeito das boas intenções, naturalmente, o olhar humano é quase sempre superficial, aparente ou imediatista. Deus, porém, vê diferente, Sua visão, sempre vai além das aparências.
                Quando o crente não desenvolve a visão de Deus e, consequentemente, não consegue ler a sua história e nem enxergar o seu entorno com os óculos dEle, fica exposto, dentre outros, à dois grandes perigos, a saber: ao julgamento temerário em relação aos outros e ao não entendimento da vontade de Deus para a sua vida.
                Muitas vezes é difícil avaliar ou apreciar o propósito das provações pelas quais estamos passando, aliás, é mais difícil ainda, aceitar que estamos passando por provações, entretanto, embora o nosso ser se recuse a aceitar, sabemos que “muitas são as aflições do justo”e que, impreterivelmente, passaremos por tais lutas em nossasvidas. Nessas horas, se não soubermos olhar (e ler) a nossa vida com os óculos de Deus, não usufruiremos da verdade de que “Ele é o Deus de toda consolação e nosso Pai de misericórdias”, que certamente nos confortará e nos livrará de todas as angústias e, depois de termos “sofrido por um pouco, ele mesmo há de nos aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (Salmos 34.19 e 1ª Pe 5:10).
                Quando enxergamos com os óculos de Deus até aquilo que nos parece doloroso é temperado pela eficácia do resultado. “Os açoites de Deus nos preparam para a salvação e testificam do Seu amor para conosco” (Calvino). Ver como Deus vê, significa saber que tudo que Ele faz, inclusive por nós e em nós, é bom! Vendo assim, aprenderemos a louvar a Deus em todas as situações de nossas vidas (2ª Co 12:9). Quem vê com os óculos de Deus, a despeito das circunstâncias, em todos os momentos da sua vida, descansará nas palavras do apóstolo Paulo: "Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?" e “Tudo posso naquele que me fortalece” (Rm8:32 e Fp 4:13).
                Por outro lado, em relação às outras pessoas, quando não enxergamos com os óculos de Deus, normalmente, as vemos com um olhar crítico de reprovação, desprovido de graça e misericórdia. Quase sempre, nos arvoramos do direito de julgá-las, ressaltando os seus defeitos à luz da nossa “superioridade”. Hipocrisia e vaidade! Pura soberba! Visto que,o verdadeiro crente não pratica a sua fé em acepção de pessoas (Tg 2:1, 9 e Cl 3:11).
                Quando enxergamos com os óculos de Deus, as pessoas e o mundo se tornam mais agradáveis e a vida mais bela, independentemente, das circunstâncias. Assim sendo, fica o desafio: aprendamos a ver as circunstâncias com os óculos de Deus!
Pr. Marcos Serjo
Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...