quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Poder da Paciência na Formação do Caráter


Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima (Tiago 5:7-8).

            Atribui-se à Margaret Thatcher, a “Dama de Ferro” (primeira-ministra do Reino Unido de 1979-1990) a seguinte frase: “Eu sou extremamente paciente contanto que consiga o que quero no final”. Algumas pessoas, comumente, oram a Deus assim: “Senhor, dá-me paciência, e eu a quero AGORA!”
            Nas últimas décadas temos vivido a cultura do imediatismo. As pessoas, cada vez mais impacientes, tentam resolver seus problemas em questão de minutos, como se não houvesse amanhã.Muitos lidam com as suas necessidades como se fossem para ontem e, pressionados pela tirania do tempo, vivem como se sempre estivessem‘apagando incêndio’. A maioria busca resultados pragmáticos. Para muitos, algumas semanas ou meses, podem parecer uma eternidade. Jovens desistem no primeiro ano da faculdade, porque o curso tem 8 semestres de duração. Outros entram numa academia e em uma semana querem ficar com corpos esculturais, “sarados”.
            Visivelmente, vivemos em uma época na qual a paciência já não mais é vista como uma virtude que devemos cultivar, a maioria quer satisfazer seus egos de forma imediata e a todo custo.
            As pessoas, geralmente, se esquecem de que as vitórias e os objetivos somente são alcançados após muito trabalho, dedicação e tempo, e que,uma boa dose de paciência será necessária para que as coisas realmente aconteçam. A paciência é um elemento fundamental para a vida cristã, consequentemente, indispensável para o caráter cristão. Trata-se de uma virtude imprescindível para os dias atuais, principalmente, face ao corre-corre cotidiano.
            Normalmente, quando tudo está bem e do jeito que queremos, é fácil demonstrar paciência. O verdadeiro teste de paciência aparece quando nossos direitos são violados ou em meio às adversidades. Nesses momentos, a impaciência é quase como uma “ira justa” (“santa”). A Bíblia, no entanto, fala da paciência como um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22), o qual deve ser produzido por todos os cristãos (1ª Tessalonicenses 5:14).
            A verdadeira paciência revela a nossa fé no fato de que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo em nossa vida e, que Ele é onipotente e Pai amoroso.
            A Bíblia deixa claro que a paciência é o oxigênio que nutre o amor, a fé e a esperança, visto que os três devem ser pacientes. Assim sendo, sem a paciência, as três maiores virtudes não terão significação real. Por isso, a paciência não é uma opção para o verdadeiro cristão, e sim, uma expressão do seu caráter!
            Muitas pessoas consideram a paciência como uma espera passiva, geralmente, relacionada com inércia, moleza, cansaço ou falta de expediente, contudo, a maioria das palavras gregas traduzidas como “paciência”, no Novo Testamento, são palavras ativas, ricas e saudáveis e, basicamente significam: estabilidade; constância; tolerância; espera por alguém ou algo lealmente; persistência; permanência num estado ou numa atividade mesmo em caso de oposição; lealdade à fé e piedade, mesmo diante das maiores provações e sofrimentos; não perder o ânimo;longanimidade; resistência; suportar as ofensas e injúrias de outros”.
            Resumidamente, as palavras traduzidas por paciência, aparecem em quatro contextos bíblicos com os seguintes significados:
PERSEVERAR - No ensino escatológico de Jesus o termo aparece como parte integrante da salvação: "Aquele que perseverar (“hypomeno”) até o fim será salvo"( Mt 24:13 e Mc13:13).  No texto de Lucas, Jesus diz: "É na vossa perseverança (“hypomone”) que ganhareis as vossas almas" (Lc21:19 ). O contexto é o discurso escatológico de Jesus, no qual os discípulos foram advertidos sobre as numerosas provocações, inclusive, sobre as reais probabilidades de serem odiados por todos por causa do nome d’Ele (Mt 24:9; Lc21:17). A severidade da situação exige perseverança!
Ainda em Mt24, na visão de Jesus, com a proximidade do fim, muitos se escandalizarão, trairão e odiarão uns aos outros, serão desviados por falsos profetas e, por causa da proliferação da maldade,  "o  amor se esfriará de quase todos". Nesta época, quem não tiver paciência não resistirá!
ESPERAR - No contexto de Rm8, a palavra se caracteriza pela atitude de aguardar (esperar) com paciência aquilo que não vemos. 24 “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” (Rm 8:24-25).
SUPORTAR - Uma outra característica da palavra é o ato de suportar. 1ªCoríntios13:4,7 "O amor é paciente [...] tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta(“hypomeno”). “Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades”(2ªCo 6:4 BNLH – leia até o verso 10).À luz dos ensinamentos do apóstolo Paulo, quem tem paciência consegue TRANSFORMAR O PRÓPRIO SOFRIMENTO EM BEM (Rm5:1-4).
LONGANIMIDADE – (bondade, generosidade) -            No contexto da parábola do credor incompassivo (Mt 18:23-35), a palavra aparece no sentido de longanimidade: “Sê paciente comigo, e tudo te pagarei”.
            Paciência é a virtude que dá sustentação à fé, esperança e o amor na formação do caráter cristão. É uma das qualidades que Paulo pede em oração, especialmente para os cristãos colossenses:“sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz” (Cl 1:11-12).
            “Descansa no Senhor e espera nele, visto que, o Senhor é bom para com os que esperam por Ele” (Sl 37:7 e Lamentações 3:25). Lembre-se: a paciência revela o caráter cristão!
Rev. Marcos Serjo
Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...