quinta-feira, 10 de novembro de 2011

“A Soberba precede a Queda!”




A principal lição do 11 de Setembro de 2001 
A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor” (Obadias 1:3-4).

                O dramático e terrível ataque terrorista ocorrido na manhã do dia 11 de Setembro de 2001 (exatamente às 8h48m e 9h03m locais), que destruiu as duas torres do maior conjunto comercial do mundo, o World Trade Center, em Nova Iorque, alvejados por duas aeronaves comerciais Boeing 767, com um total de 157 passageiros a bordo, causou um profundo estrago no prédio do Pentágono e a violenta e imediata reação do governo dos Estados Unidos, expôs para o mundo inteiro muitas lições, especialmente, sobre a soberba (o orgulho), assim como, se o “Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 127: 1).
                O fatídico 11 de setembro, ocorrido há exatos 10 anos, proporcionou em escala mundial inúmeras reflexões e debates (científicos, sociológicos, políticos, econômicos e religiosos), muitos deles, extremamente relevantes.
                Sem pretensões relacionadas às ciências sociopolíticas, bem como, sem querer espiritualizar os fatos ocorridos há 10 anos, quero apenas relacioná-los ao princípio Bíblico de que a soberba e a queda, guardam entre si, uma profunda relação de causa e efeito, ou seja, a soberba sempre conduzirá à queda (ruína) ou, a ruína sempre será precedida pela soberba (orgulho). Daí a grande preocupação Bíblica com o assunto, que diga-se de passagem, os EUA dos nossos dias, parecem não ter aprendido.“A soberba precede a ruína,e a altivez do espírito, a queda”.“Em vindo a soberba, sobrevém a desonra,mas com os humildes está a sabedoria” (Provérbios 16:18 e 11:2).
                Segundo o jornalista Paulo Pontes, âncora do Jornal da Manhã da Jovem Pan, “a soberba americana não muda nunca [...]. A arrogância americana não permite que Barak Obama admita que os EUA estão falidos”.
                A Bíblia diz que a soberba engana o coração, Obadias, escritor do terceiro menor livro da Bíblia, profetiza essencialmente contra Edom, descendente de Esaú, filho de Isaque, irmão (gêmeo) de Jacó, por soberbamente desprezar a Judá e confiar nas suas fortalezas edificadas sobre as escarpas montanhosas do Sul.
                Da profecia de Obadias, dentre outras, podemos destacar as seguintes lições: 1). Deus abomina a soberba e sempre se levantará contra os soberbos para humilhá-los; 2). Toda confiança que não esteja em Deus é pura vaidade e gera soberba; 3). Nenhum soberbo poderá se esconder da ira de Deus, onde quer que esteja aninhado, mesmo entre as estrelas, de lá será derrubado, mais cedo do que imagina, porque o dia do Senhor está perto; 4). A soberba é pecado e Deus o punirá pesadamente, exatamente como castigou a Edom, fazendo-o desaparecer do mapa, para todo o sempre.
                Nesse sentido, a oração de Davi se torna ainda mais relevante quando suplica: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensívele ficarei livre de grande transgressão” e completa: As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coraçãosejam agradáveis na tua presença,Senhor, rocha minha e redentor meu!” (Salmo 19: 13 e 14).
                A soberba é pecado. Alguém disse que a soberba “só morre meia hora depois do dono”.A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, autossuficiência, amor próprio, exibicionismo, egolatria, etc.
Podemos dizer que a soberba é a “cultura do ego”.
                O soberbo se esquece de que é uma simples criatura, em tudo dependente de Deus, por isso, rejeita as coisas pequenas e vive procurando o reconhecimento das pessoas e geralmente se torna preconceituoso.
                A Palavra de Deus é muito clara nos exortando a rejeitar a soberba, visto que, “olhos altivos” (soberba)vêm em primeiro lugar na lista das coisas que Deus odeia, conforme o constante em Provérbios 6: 16 a 19.
                Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é grande virtude, a que mais caracterizou o próprio Senhor Jesus, que desde o nascimento em uma manjedoura, até à morte na cruz do calvário, viveu de maneira humilde (Fp 2:5-11).
                A Bíblia diz: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Pv 29:23). Os EUA têm endurecido o coração e rejeitado os ensimamentos da Palavra de Deus e, sem dúvidas, têm começado a colher os frutos da sua desobediência.
                Na visão do profeta Obadias a soberba precede ao engano e a humilhação (vs.2-4 e 8-9; “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado” Mt 23:12); A vaidade e a opulência precedem a miséria (vs.5-7; “Na plenitude da sua abastança, ver-se-á angustiado; toda a força da miséria virá sobre ele” - Jó 20:22); A desobediência precede a ruína e o castigo de Deus (vs.10-14).
                Não somente os EUA, mas todo o mundo, precisam saber que “de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7).
                O grande desafio para o crente é buscar a humildade e vigiar a soberba, como diz o salmista: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10).

Pr. Marcos Serjo
Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...